Scratch é uma linguagem de programação criada no Media Lab do MIT.
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ela é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.
Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação.
Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus.
O ambiente de desenvolvimento pode ser baixado gratuitamente em sua página disponível aqui.
Manuais do Scratch:
Tutorial Scratch 3.0:
Videos introdução ao Scratch:
https://www.youtube.com/channel/UCORbAKsw0SVj4_bWDtXgWaQ/videos
https://www.youtube.com/watch?v=HwqopjxdP7E&list=PLucm8g_ezqNqTtmGghrC2fk9rqM2lkn9O
https://www.youtube.com/watch?v=OQMc6XpQtfc&list=PLNa5V12lHXCwoDQaU2PINEXk_YUI89Fik
https://www.youtube.com/watch?v=eIdMIXCpuHA&list=PL4yTviGxpeUFgOw_E2pZ5eNcEDDWoD1xa
https://www.youtube.com/watch?v=HwqopjxdP7E&list=PLucm8g_ezqNqTtmGghrC2fk9rqM2lkn9O
https://www.youtube.com/watch?v=OQMc6XpQtfc&list=PLNa5V12lHXCwoDQaU2PINEXk_YUI89Fik
https://www.youtube.com/watch?v=eIdMIXCpuHA&list=PL4yTviGxpeUFgOw_E2pZ5eNcEDDWoD1xa
Vídeo-aula sobre o Scratch:
O Scratch jr (para crianças ainda não alfabetizadas)
O ScratchJr é uma linguagem de programação que permite que crianças (com 5 ou mais anos) criem as suas próprias estórias e jogos interativos. As crianças encaixam blocos de programação gráficos para fazerem atores andar, saltar, dançar e cantar. As crianças podem modificar os atores no editor de pintura, adicionar as suas próprias vozes e sons, e até inserir fotografias de si próprios – e depois usar os blocos de programação para dar vida aos seus atores.
O ScratchJr foi inspirado no Scratch, uma popular linguagem de programação (http://scratch.mit.edu), utilizada por milhões de crianças (com 8 ou mais anos) em todo o mundo. Ao criarmos o ScratchJr, redesenhámos a interface e a linguagem de programação de modo a torná-las adequadas às crianças mais novas, concebendo cuidadosamente as características que se adequam ao seu desenvolvimento cognitivo, pessoal, social e emocional.
Vemos a programação (ou programação de computadores) como um novo tipo de literatura. Assim como escrever o ajuda a organizar o seu raciocínio e a expressar as suas ideias, o mesmo acontece com a programação. No passado, a programação era vista como demasiado difícil para a maioria das pessoas. Mas acreditamos que programar deve ser para todos, tal como escrever.
À medida que as crianças programam com o ScratchJr, aprendem a criar e a exprimir-se com o computador, e não apenas a interagir com ele. Durante esse processo, as crianças aprendem a resolver problemas e a criar projetos, e desenvolvem competências de sequenciamento que são fundamentais para um futuro sucesso académico. Também utilizam a matemática e a linguagem num contexto significativo e motivador, suportando o desenvolvimento da matemática e da literatura infantis. Com o ScratchJr, as crianças não aprendem apenas a programar: programam para aprender.
O ScratchJr é resultante de uma colaboração entre o grupo Tecnologias do Desenvolvimento da Universidade de Tufts, o grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab e a Playful Invention Company. A Two Sigma liderou a implementação da versão Android do ScratchJr. Os gráficos e as ilustrações para o ScratchJr foram criados pela HvingtQuatre Company e pela Sarah Thomson.
Se gosta de utilizar esta aplicação gratuita, por favor considere fazer um donativo à Fundação Scratch (www.scratchfoundation.org), uma organização sem fins lucrativos que suporta o desenvolvimento do ScratchJr. Agradecemos todo o tipo de donativos, grandes ou pequenos
O ScratchJr foi inspirado no Scratch, uma popular linguagem de programação (http://scratch.mit.edu), utilizada por milhões de crianças (com 8 ou mais anos) em todo o mundo. Ao criarmos o ScratchJr, redesenhámos a interface e a linguagem de programação de modo a torná-las adequadas às crianças mais novas, concebendo cuidadosamente as características que se adequam ao seu desenvolvimento cognitivo, pessoal, social e emocional.
Vemos a programação (ou programação de computadores) como um novo tipo de literatura. Assim como escrever o ajuda a organizar o seu raciocínio e a expressar as suas ideias, o mesmo acontece com a programação. No passado, a programação era vista como demasiado difícil para a maioria das pessoas. Mas acreditamos que programar deve ser para todos, tal como escrever.
À medida que as crianças programam com o ScratchJr, aprendem a criar e a exprimir-se com o computador, e não apenas a interagir com ele. Durante esse processo, as crianças aprendem a resolver problemas e a criar projetos, e desenvolvem competências de sequenciamento que são fundamentais para um futuro sucesso académico. Também utilizam a matemática e a linguagem num contexto significativo e motivador, suportando o desenvolvimento da matemática e da literatura infantis. Com o ScratchJr, as crianças não aprendem apenas a programar: programam para aprender.
O ScratchJr é resultante de uma colaboração entre o grupo Tecnologias do Desenvolvimento da Universidade de Tufts, o grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab e a Playful Invention Company. A Two Sigma liderou a implementação da versão Android do ScratchJr. Os gráficos e as ilustrações para o ScratchJr foram criados pela HvingtQuatre Company e pela Sarah Thomson.
Se gosta de utilizar esta aplicação gratuita, por favor considere fazer um donativo à Fundação Scratch (www.scratchfoundation.org), uma organização sem fins lucrativos que suporta o desenvolvimento do ScratchJr. Agradecemos todo o tipo de donativos, grandes ou pequenos
Guia de referência rápido do Scratch Jr:
Sugestão de atividades com o Scratch jr:
Video aulas de Scratch jr:
Home page Scratch jr:
Download for desktop Windows:
OCTOSTUDIO
OctoStudio é um aplicativo gratuito e multiplataforma de programação em blocos que transforma celulares e tablets em ferramentas de criação de histórias, animações e jogos interativos, desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab, o mesmo criador do Scratch. O aplicativo permite que crianças e jovens usem fotos e sons do ambiente, programem ações com blocos de código visualmente encaixáveis e compartilhem seus projetos com amigos e familiares, promovendo o aprendizado criativo e o pensamento computacional.
Principais características
- Utiliza uma linguagem de programação visual baseada em blocos que se encaixam para criar lógica e sequências de ações.
- Permite aos usuários importar fotos e gravar sons para usar em seus projetos, tornando-os mais pessoais e expressivos.
- Os aplicativos podem interagir com os sensores do celular, como o acelerômetro para controlar jogos com a inclinação do aparelho.
- Oferece um ambiente para criar animações, jogos, e histórias interativas, incentivando a criatividade e o engajamento com a tecnologia.
- Os projetos criados podem ser facilmente compartilhados com amigos e familiares.
- É utilizado por educadores para introduzir os conceitos de programação, pensamento computacional e computação criativa de forma acessível e divertida
Página oficial: https://octostudio.org
Canal no Youtube com explicações para alguns projetos: https://www.youtube.com/channel/UCIRPzHWztehSY09P6hdeA4w
Grupo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa: https://aprendizagemcriativa.org/group/18733
Link na Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=edu.mit.octostudio
Canal no Youtube com explicações para alguns projetos: https://www.youtube.com/channel/UCIRPzHWztehSY09P6hdeA4w
Grupo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa: https://aprendizagemcriativa.org/group/18733
Link na Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=edu.mit.octostudio
Blog com algumas postagens sobre o Octostudio.
Elas podem ser vistas em:
https://www.mais.mat.br/leo/tag.html?tag=octostudio
Elas podem ser vistas em:
https://www.mais.mat.br/leo/tag.html?tag=octostudio
Nenhum comentário:
Postar um comentário