domingo, 7 de julho de 2019

SCRATCH e o Scratch Jr.

Scratch é uma linguagem de programação criada no Media Lab do MIT. 
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ela é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.




Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. 

Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus.
O ambiente de desenvolvimento pode ser baixado gratuitamente em sua página disponível aqui.



Manuais do Scratch: 


Tutorial Scratch 3.0:


Videos introdução ao Scratch: 


 

Vídeo-aula sobre o Scratch: 






O Scratch jr (para crianças ainda não alfabetizadas)

O ScratchJr é uma linguagem de programação que permite que crianças (com 5 ou mais anos) criem as suas próprias estórias e jogos interativos. As crianças encaixam blocos de programação gráficos para fazerem atores andar, saltar, dançar e cantar. As crianças podem modificar os atores no editor de pintura, adicionar as suas próprias vozes e sons, e até inserir fotografias de si próprios – e depois usar os blocos de programação para dar vida aos seus atores.

O ScratchJr foi inspirado no Scratch, uma popular linguagem de programação (http://scratch.mit.edu), utilizada por milhões de crianças (com 8 ou mais anos) em todo o mundo. Ao criarmos o ScratchJr, redesenhámos a interface e a linguagem de programação de modo a torná-las adequadas às crianças mais novas, concebendo cuidadosamente as características que se adequam ao seu desenvolvimento cognitivo, pessoal, social e emocional.

Vemos a programação (ou programação de computadores) como um novo tipo de literatura. Assim como escrever o ajuda a organizar o seu raciocínio e a expressar as suas ideias, o mesmo acontece com a programação. No passado, a programação era vista como demasiado difícil para a maioria das pessoas. Mas acreditamos que programar deve ser para todos, tal como escrever.

À medida que as crianças programam com o ScratchJr, aprendem a criar e a exprimir-se com o computador, e não apenas a interagir com ele. Durante esse processo, as crianças aprendem a resolver problemas e a criar projetos, e desenvolvem competências de sequenciamento que são fundamentais para um futuro sucesso académico. Também utilizam a matemática e a linguagem num contexto significativo e motivador, suportando o desenvolvimento da matemática e da literatura infantis. Com o ScratchJr, as crianças não aprendem apenas a programar: programam para aprender.

O ScratchJr é resultante de uma colaboração entre o grupo Tecnologias do Desenvolvimento da Universidade de Tufts, o grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab e a Playful Invention Company. A Two Sigma liderou a implementação da versão Android do ScratchJr. Os gráficos e as ilustrações para o ScratchJr foram criados pela HvingtQuatre Company e pela Sarah Thomson.

Se gosta de utilizar esta aplicação gratuita, por favor considere fazer um donativo à Fundação Scratch (www.scratchfoundation.org), uma organização sem fins lucrativos que suporta o desenvolvimento do ScratchJr. Agradecemos todo o tipo de donativos, grandes ou pequenos





Guia de referência rápido do Scratch Jr:


Sugestão de atividades com o Scratch jr:




Video aulas de Scratch jr:

Home page Scratch jr: 

Download for desktop Windows:

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