sexta-feira, 12 de julho de 2019

Linguagem LOGO



A linguagem LOGO foi  criada no final da década de 60. Papert, que foi um dos criadores da linguagem LOGO, trabalhou com Piaget e foi influenciado pelas teorias do construtivismo. A proposta da linguagem LOGO era colocar a criança para comandar um robô ou uma representação de robô na tela do computador. Um dos primeiros robôs controlado pela Linguagem LOGO lembrava a forma de uma tartaruga, a partir daí a tartaruga passou a ser o símbolo dessa linguagem. A partir de comandos como "parafrente 100" (pontos), e "giredireita 45" (graus), movimenta-se o robô pelo espaço. Quando o robô está representado na tela do computador, a tartaruga deixa um rastro por onde passa, criando assim um desenho. O termo LOGO é derivado do grego "logos" que significa "palavra", uma referência aos comandos da linguagem.

Por meio da linguagem LOGO, o computador passa a ser usado como uma ferramenta para a criança realizar ações: comandar o robô ou criar desenhos. Era uma forma de usar o computador muito diferente dos tutoriais e da instrução programada que eram usados na educação na época em que LOGO foi criado. Não existe uma "resposta certa" a ser dada. Ao usar a linguagem Logo, é a criança quem ensina o computador a realizar alguma coisa por meio dos comandos. O usuário interage livremente, o conhecimento é construído a partir da reflexão sobre as reações decorrentes dos comandos dados.

A linguagem Logo representou uma mudança de paradigma do uso de computador na educação. Por possibilitar muito debate e pesquisa, a linguagem Logo tem uma grande importância histórica para a nossa disciplina. Todo texto que apresenta uma revisão histórica sobre  Informática em Educação sempre menciona a linguagem Logo.


Logo foi criado em 1967. Na década de 70, começou a ser experimentado em escolas dos estados unidos. No Brasil, as pesquisas com LOGO começaram na década de 80. A linguagem foi muito bem aceita por nossos pesquisadores e professores do ensino fundamental. Na década de 90, o interesse na linguagem Logo diminuiu em função da popularização das interfaces gráficas, dos editores de imagens, dos programas multimídia. A linguagem Logo praticamente não é mais usada hoje em dia nas escolas, sendo às vezes ainda usado em alguns projetos com robótica educacional.



Logo Online:





Curso LOGO:




Turtle Academy

Nenhum comentário:

Postar um comentário